A oxigenação do cérebro, além de ser vital, é primordial para o exercício físico. Quanto melhor é a respiração, melhor é o condicionamento do corpo e, para cada tipo de treino, existe uma maneira de melhorar a respiração:
– Para os que puxam peso: Segurar a respiração ao puxar o peso é o erro. Algumas pessoas não conseguem respirar e pegar peso ao mesmo tempo, é tudo questão de treino. Expire quando estiver contraindo os músculos e também quando estiver relaxando.
Ao respirar corretamente, você oxigena a corrente sanguínea e também os músculos, evitando o acúmulo de ácido lático, que causam as câimbras.
– Para os que correm: O grande problema da falta de ar ao correr, é tentar respirar pela boca. Ao correr, evite abri-la: respire profundamente, pelo nariz. Para fazer o ar entrar facilmente pelos pulmões, mantenha os ombros para trás e tente correr com as costas retas.
– Para os que nadam: Principalmente ao que começam a nadar, acham que, quanto menos respiradas fizerem, melhor. É um engano. Segurar a respiração só vai fazer seus músculos cansarem mais facilmente.
Antes de começar a aprender a respirar bilateralmente: respira de um lado e depois do outro, virando a cabeça, comece com o óbvio: respire quando você tiver necessidade de respirar.
Fonte: clique aqui